Hoje planeei as actividades da sala encarnada tendo como objectivo educar as crianças para a cidadania.
O dia começou assim ...
Duas propostas foram lançadas: irmos passear pelo bairro ou fazermos uma "aula de actividade física". O que preferem fazer? perguntei às crianças quando estavamos em "reunião" de grande grupo. Começaram todos a falar ao mesmo tempo e expliquei-lhes que assim eram difícil entendermo-nos. Sugeri que cada um dissesse o que gostaria de fazer, enquanto duas crianças seguravam no quadro branco, e eu registava o nome de cada uma. Numa das colunas escrevi "passeio" com uma caneta encarnada e na outra "ginástica" com uma caneta azul. Depois ia anotando o nome de cada criança, perguntando em que coluna é que devia colocar o seu nome, e pedindo ajuda às crianças para conferirem e irem contando o nº de meninos.. e de repente já estavamos a fazer contas de somar.
Enquanto ia registando os interesses dos miúdos aproveitei para trabalhar um conjunto de noções, no domínio da matemática (verificar qual a actividade que tinha mais e menos meninos interessados), domínio da linguagem e escrita (fazer uma "pré-leitura", capacidade de expressar o que se quer, mesmo quando uma criança responde em romeno ... felizmente temos na sala uma criança que traduz), área da formação pessoal e social (esperar a sua vez, ser capaz de ouvir os outros, estar atento).
Resultado: 19 crianças referiram que queriam ir passear e 5 preferiam fazer atividade física. Ora bem, decidimos que a maioria "ganhou", e por isso iríamos passear.
Olhei para o rosto das 5 crianças em minoria, e vi que uma delas chorava, outra disse que queria mudar e pertencer à "maioria", as restantes três mantiveram-se de cabeça baixa em silêncio. Aguardei uns momentos ... até que lhes fiz ver que apesar de serem a maioria e irmos passear, não nos podíamos esquecer que temos que RESPEITAR os interesses daqueles que estão em minoria. Amanhã (se for possível) ou segunda feira iremos fazer a actividade física, porque respeitamos os colegas e queremos que eles também se sintam contentes.
Estamos a aprender a ser bons cidadãos, não acham?
Eles devem ter-se sentido muito importantes ao ter voz na tomada de uma decisão que ia afetar a todos. O Diogo (depois do "acidente") contou em casa que foram dar um passeio e viram alguns animais pelo caminho (um cão "polícia", um gato, passarinhos...) mas não referiu a votação em sala de aula.
ResponderEliminarOlá Claúdia ... obrigada pelo comentário. Provavelmente a votação (processo) não foi o mais importante para ele e sim o passeio (resultado), ou então ele já está habituado a este género de propostas na sala. Aos poucos as crianças vão interiorizando estes conceitos sem terem muita consciência dos mesmos (tal como nós adultos os percepcionamos).
ResponderEliminarO Diogo hoje estava muito satisfeito ... pudera, foi o centro de atenções! Todos os colegas quiseram ver a sua "tatuagem" que resultou do "acidente" no wc.
abraço e bom fds
A Joana, só me disse que tinha passeado. Depois de ler o seu post, ed. Cérita, é que ela falou que tinha escolhido ir passear. obrigada
ResponderEliminarOlá Sandra,
ResponderEliminarQuando não temos possibilidade de explicar pessoalmente aos pais o que se está a fazer na sala, os blogues são uma alternativa. Deste modo, a família pode dar continuidade e "puxar" pela criança.
Até amanhã