Mais uma tarefa concluída no âmbito do plano anual de actividades do Departamento da Educação Pré- Escolar.
Ser ou não ser saudável está nas nossas mãos! Ensinar as crianças a adoptar estilos de vida saudáveis é da nossa competência.
Iniciamos algumas aprendizagens neste âmbito, nomeadamente começamos por fazer um "brainstorming"sobre alimentos e alimentação, depois "estudamos" os alimentos saudavéis e não saudáveis e agrupamo-los em dois conjuntos.
O resultado foi este.
Por iniciativa do Diogo também estamos a "construir" uma boca dos alimentos cá em casa. O maior desgosto dele é não poder pôr lá a tão adorada pizza! :)
ResponderEliminarOra bem, na sala também tivemos esse dilema ... os encarnaditos também queriam colocar a pizza nos alimentos saudáveis. Aos poucos eles vão aprenndendo e fazendo as escolhas mais adequadas. Na sala já temos uma menina que não quer comer bolos, nem gomas nos aniversários. Para ela tenho que explicar que se comer só um pouquinho e não diariamente não faz mal. É preciso é termos cuidado com os fundamentalismos. Afinal vivemos numa sociedade altamente consumista de alimentos não saudáveis. Muito boa a sua intervenção com o Diogo! É isso mesmo que eu pretendo com o blogue. Que os pais aproveitem para trabalhar os conceitos que são dados na escola. Igualmente nós também partimos do que a criança sabe e faz em casa. Só que são 25 crianças e é humanamente possível conseguir num mesmo dia dar resposta a todos. Vamos fazendo-o progressivemente ao longo do ano, porque as crianças vão aprendendo umas com as outras. Gostei muito do seu comentário e do que está a fazer com o Diogo. Depois vamos expôr esse trabalho para que todos o possam apreciar. Obrigada.
ResponderEliminar