quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maiorias e minorias na sala encarnada

Hoje planeei as actividades da sala encarnada tendo como objectivo educar as crianças para a cidadania.
O dia começou assim ...
Duas propostas foram lançadas: irmos passear pelo bairro ou fazermos uma "aula de actividade física". O que preferem fazer? perguntei às crianças quando estavamos em "reunião" de grande grupo. Começaram todos a falar ao mesmo tempo e expliquei-lhes que assim eram difícil entendermo-nos. Sugeri que cada um dissesse o que gostaria de fazer, enquanto duas crianças seguravam no quadro branco, e eu registava o nome de cada uma. Numa das colunas escrevi "passeio" com uma caneta encarnada e na outra "ginástica" com uma caneta azul. Depois ia anotando o nome de cada criança, perguntando em que coluna é que devia colocar o seu nome, e pedindo ajuda às crianças para conferirem e irem contando o nº de meninos.. e de repente já estavamos a fazer contas de somar. 
Enquanto ia registando os interesses dos miúdos aproveitei para trabalhar um conjunto de noções,  no domínio da matemática (verificar qual a actividade que tinha mais e menos meninos interessados), domínio da linguagem e escrita (fazer uma "pré-leitura", capacidade de expressar o que se quer, mesmo quando uma criança responde em romeno ... felizmente temos na sala uma criança que traduz), área da formação pessoal e social (esperar a sua vez, ser capaz de ouvir os outros, estar atento).
Resultado: 19 crianças referiram que queriam ir passear e 5 preferiam  fazer atividade física. Ora bem, decidimos que a maioria "ganhou", e por isso iríamos passear.
Olhei para o rosto das 5 crianças em minoria, e vi que uma delas chorava, outra disse que queria mudar e pertencer à "maioria", as restantes três mantiveram-se de cabeça baixa em silêncio. Aguardei uns momentos ... até que lhes fiz ver que apesar de serem a maioria e irmos passear, não nos podíamos esquecer que temos que RESPEITAR os interesses daqueles que estão em minoria. Amanhã (se for possível) ou segunda feira iremos fazer a actividade física, porque respeitamos os colegas e queremos que eles também se sintam contentes.
Estamos a aprender a ser bons cidadãos, não acham?

4 comentários:

  1. Eles devem ter-se sentido muito importantes ao ter voz na tomada de uma decisão que ia afetar a todos. O Diogo (depois do "acidente") contou em casa que foram dar um passeio e viram alguns animais pelo caminho (um cão "polícia", um gato, passarinhos...) mas não referiu a votação em sala de aula.

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  2. Olá Claúdia ... obrigada pelo comentário. Provavelmente a votação (processo) não foi o mais importante para ele e sim o passeio (resultado), ou então ele já está habituado a este género de propostas na sala. Aos poucos as crianças vão interiorizando estes conceitos sem terem muita consciência dos mesmos (tal como nós adultos os percepcionamos).
    O Diogo hoje estava muito satisfeito ... pudera, foi o centro de atenções! Todos os colegas quiseram ver a sua "tatuagem" que resultou do "acidente" no wc.
    abraço e bom fds

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  3. A Joana, só me disse que tinha passeado. Depois de ler o seu post, ed. Cérita, é que ela falou que tinha escolhido ir passear. obrigada

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  4. Olá Sandra,
    Quando não temos possibilidade de explicar pessoalmente aos pais o que se está a fazer na sala, os blogues são uma alternativa. Deste modo, a família pode dar continuidade e "puxar" pela criança.
    Até amanhã

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