quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Muito atrasados ... atrasadíssimos!

Vem aí o DIA NACIONAL DO PIJAMA!
Os encarnaditos ainda não conseguiram ouvir a história completa do livro "O segredo dos sabonetes". Temos tido outras coisas para fazer ... e o tempo não chega para tudo. Estamos atrasados ponto final!!! Mas vamos recuperar... A partir de amanhã, uma criança de cada vez vai levar o livro para casa para ser trabalhado com a família.

A SALA ENCARNADA propõe às famílias que quiserem colaborar para que este dia venha a ser inesquecível, fazendo uma ou várias atividades aqui sugeridas:

*** O LIVRO VIAJANTE
Nesta atividade, os pais vão poder conhecer e ler, em sua casa, a história “O Segredo dos Sabonetes” com os seus filhos. A ideia é que o livro circule e passe por casa de todas as crianças, depois de ter sido lido e trabalhado na sala. Esta atividade prolongar-se-á por dezembro dentro, até chegar à casa da última criança.
No dia em que esta atividade puder começar, uma criança leva o livro dentro da capa da leitura em vai e vem. À noite, os pais leem a história com a criança. O livro, dentro da capa, deve voltar à escola no dia seguinte. Ao fim do dia, outra criança levará o livro e assim sucessivamente.
Como opção, poderá, ainda, ser colocado um caderno de folhas brancas (que acompanhe o livro) e pedir aos pais que no final de lerem a história escolham uma passagem que mais gostaram ou que façam um comentário escrito sobre a mensagem da história numa página, decorando-a à volta com cores ou colagens, com a ajuda do seu filho ou filha. Cada família vai usar uma das páginas do caderno e, no final, este pequeno livro feito pelo grupo de todos os pai ficaria na escola como recordação. No final, a capa do caderno poderá ser também decorada na sala ou pela família. Seria também o final da atividade e o momento de expor o caderno para todos os pais que o quisessem ler.
Material necessário: Livro “O Segredo dos Sabonetes” e caderno (opcional)


*** SABONETES
Corte as barras de glicerina em pequenos cubos. Deite a glicerina numa panela ou tacho esmaltado. Rapidamente a glicerina ficará líquida (No youtube tem vários pequenos filmes que ensinam a fazer sabonetes, com base em glicerina). Paralelamente, separe em pequenos pedaços de folhas de ervas aromáticas. Coloque um pouco de glicerina, a que pode juntar o óleo de essência escolhida, nas formas de silicone. Coloque as ervas aromáticas ou pétalas no meio. Preencha o que resta da forma com a glicerina (vai ficar a ver-se no interior as ervas e as pétalas). Depois cada criança pode fazer e decorar os sacos para os sabonetes. Esta atividade serve para concretizar a compreensão da história “O Segredo dos Sabonetes”. Assim, o grupo vai poder sentir que está fazer o mesmo que fazia a avó Mimosa. Depois podem fazer o registo da atividade e, se tudo correr bem, levar os sabonetes sabonetes para casa.
Material necessário: Glicerina, formas de silicone, óleos de essências diferentes e/ou ervas aromáticas e pétalas de flores à escolha.

*** BISCOITOS À MODA DA AVÓ MIMOSA  
 Os pais (ou alguns pais) podem fazer estes biscoitos caseiros ou bolachas tipo biscoito (REDUZAM O AÇUCAR POR FAVOR), em casa, e trazer para a escola. Alguns dos biscoitos podem ser redondos, mas outros devem ter a forma de letras (as crianças adoram) relacionadas com os sentimentos ou personagens do livro, por exemplo: letra A (de amor e de amizade), letra C (de carinho), letra T (de tempo), letra Q (de Quincas), letra P (de pai), letra M (de Maria, de Milu, de Mãe e de Mimosa) e letra E (de Educadora).
No dia 20 de novembro, pelas 15:00 organiza-se um lanche com chá (para as mamãs e papás) e leite (para as crianças), com os saborosos biscoitos à moda da Avó Mimosa.
Material necessário: Ingredientes típicos para se fazerem biscoitos ou bolachas tipo biscoito (existem num qualquer livro de receitas de culinária)

1 comentário:

  1. Vou tentar fazer os sabonetes...o Guilherme vai adorar colaborar. As formas já as tenho, só falta por em pratica as dicas acima mencionadas.

    ResponderEliminar